"A profundeza abissal da palavra declamada
ecoa nítida na linguagem abstrata
das mãos (gestos prontos),
e o atrito dos dias confunde as cicatrizes do tempo,
derramado sobre a mesa o poema
ignora nas pálpebras o pesadelo do sonho"

(Júlio Rodrigues Correia)





.

6 de abr. de 2012

STABAT MATER (ESTAVA A MÃE...)


Stabat Mater



Em pé, a Mãe dolorosa, chorando junto à cruz da qual pendia seu Filho.




Na sua alma agoniada enterrou-se a dura espada de uma antiga profecia

Oh! Quão triste e quão aflita entre todas, Mãe bendita, que só tinha aquele Filho.

Quanta angústia não sentia Mãe piedosa quando via as penas do Filho seu!

Quem não chora vendo isso: contemplando a Mãe de Cristo num suplício tão enorme?

Quem haverá que resista se a Mãe assim se contrista padecendo com seu Filho?

Por culpa de sua gente Vira Jesus inocente Ao flagelo submetido

Vê agora o seu amado pelo Pai abandonado, entregando seu espírito

Faze, ó Mãe, fonte de amor que eu sinta o espinho da dor para contigo chorar

Faze arder meu coração do Cristo Deus na paixão para que o possa agradar

Ó Santa Mãe dá-me isto, trazer as chagas de Cristo gravadas no coração.

Do teu filho que por mim entrega-se a morte assim, divide as penas comigo.

Oh! Dá-me enquanto viver com Cristo compadecer chorando sempre contigo.

Junto à cruz eu quero estar quero o meu pranto juntar Às lágrimas que derramas

Virgem, que às virgens aclara, não sejas comigo avara dá-me contigo chorar.

Traga em mim do Cristo a morte, da Paixão seja consorte, suas chagas celebrando.

Por elas seja eu rasgado, pela cruz inebriado, pelo sangue de teu Filho!

No Julgamento consegue que às chamas não seja entregue quem por ti é defendido

Quando do mundo eu partir daí-me ó Cristo conseguir, por vossa Mãe a vitória

Quando meu corpo morrer possa a alma merecer do Reino Celeste a glória. Amén.







O poema começa com as palavras Stabat Mater dolorosa ("estava a Mãe de luto"), e fala do sofrimento de Maria, mãe de Jesus, durante a crucificação.


fotos: Pietá de Michelangelo

Nenhum comentário: