"A profundeza abissal da palavra declamada
ecoa nítida na linguagem abstrata
das mãos (gestos prontos),
e o atrito dos dias confunde as cicatrizes do tempo,
derramado sobre a mesa o poema
ignora nas pálpebras o pesadelo do sonho"

(Júlio Rodrigues Correia)





.

9 de ago de 2010

BIENAL ALTERNATIVA EM SAO PAULO 21 DE SETEMBRO


Foto: Hélio Oiticica e Ivald Granato Bienal '78
BIENAL ALTERNATIVA EM SAO PAULO 21 DE SETEMBRO

Todos os artistas estão convocados para se manifestar em frente à Bienal de 2010, que acontecerá em São Paulo, em 21 de setembro, às 17h.
Será a BIENAL ALTERNATIVA 2010

VOCÊ VERÁ A PERFORMANCE DE MITOS VADIOS2, A PRIMEIRA EM 1978
VEJA VÍDEO - CLICK

Depois da última Bienal, em 2008, pedimos uma real e profunda reflexão, pois nela não vimos Arte em suas várias representações.

Para este ano de 2010, já se desenha uma Bienal confusa, com declarações sem conceito definido: arte política, terreiro, posições desencontradas, explicações que mudam a cada dia, parecendo visar apenas agradar à mídia, sem uma verdadeira preocupação com a Arte, sem pesquisa sólida ou escolha fundamentada.Já se faz notar que a Bienal maquiará uma feira, alternando interesses de mercado e grupos de amigos, em acordos previamente acertados, sem nenhuma lógica ou justificativa.
Nenhuma pesquisa – ou conselho – para a formação do grupo curatorial, exemplo da Bienal de Walter Zanini, Sheila Leiner (a grande parede) ou ainda Roberto Muylaert (que gerou tradição e Ruptura).A chamada de ordem do poder grita mais alto e não é, necessariamente, a real expressão da arte.

Arte política se faz por simbolismos, denunciando poderes autoritários ou regimes de repressão.Daí a idéia de fazer política democrática organizando uma manifestação para que todos os artistas possam levar sua mensagem através de uma obra, de qualquer estilo ou forma, para fazermos um grande cordão em volta do prédio da Bienal, fazendo mostrar que não se conhecem a produção real da arte.

Depois da crise, o mercado tenta novamente estender seu domínio, mas devemos ter uma posição firme, clara, para um melhor e mais promissor mundo da arte, promovendo uma ação e reflexão, para alimentar com consistência a nossa cultura.

Será esta a possibilidade de mostrarmos o que verdadeiramente se produz atualmente.
I. Granato


TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR DO BRASIL TODO DA BIENAL ALTERNATIVA
JORNALISTAS, ARTISTAS, FOTOGRAFOS, MÚSICOS, DANÇA, AMANTES DA ARTE, UNIVERSITARIOS, GALERISTAS, LITERATOS...

DIA 21 DE SETEMBRO AS 17 HORAS

É PRECISO ENTENDER QUE O LADO DE FORA DA BIENAL É LINDO. PODE-SE POR OBRAS EM PINTURA NA RAMPA DO MAC: QUEM TEM OBRA ESCULTÓRICA TEM O JARDIM E TODA VOLTA DA BIENAL ,INCLUSIVE NA FRENTE , NO ESTACIONAMENTO ESPETACULAR NA MARQUIZE DO MAM. MARAVILHA.TODOS VÃO SER VISTOS .AGORA TEMOS QUE DAR SENTIDO .ALTERNATIVA MITOS VADIOS 2.
LEVE AS OBRAS E NÃO COMPLIQUEMOS .
A ARTE É IMPORTANTE PORQUE A VIDA NÃO BASTA
, DIZ FERREIRA GULLAR.


CONTATO IVALD GRANATO

FACEBOOK
E MAIL: ivaldgranato@ajato.com.br
Celular: 55 11 81464435
Outro telefone: 3031308411


Hélio Oiticica
....

Nenhum comentário: